Notícias APEGAC
Danos em viaturas devido a inundações e o seguro multirriscos
Quem paga os prejuízos dos carros e das motas danificados pelas inundações?
No passado mês de dezembro existiram muitos problemas por causa das tempestades em várias regiões do país, mas muito especialmente na região de Lisboa.
Tivemos vários sinistros em que a água inundou garagens deixando carros a boiar.
Recebemos muitos contactos de administradores de condomínios, preocupados com os danos que os condóminos sofreram nos seus carros e nos seus recheios (normalmente das garagens) e tentamos esclarecer.
Como é um assunto pertinente, decidimos criar este artigo em formato de pergunta-resposta para facilitar a leitura.
O seguro do condomínio cobre os danos que os veículos sofram? Porquê?
O seguro do condomínio segura danos nas paredes do imóvel na totalidade ou em algumas frações. Neste caso o objeto afetado foram os recheios, pelo que devem ser esses os seguros a acionar.
Quando os carros de condóminos são afetados numa inundação que seguros podem ser acionados?
Podem ser acionados os seguros automóvel – cobertura de fenómenos da natureza. Os veículos podem também estar seguros nos seguros individuais de recheio (nos bens em garagem podem estar seguros os automóveis) – cobertura de inundações.
Porque é que a responsabilidade civil cruzada do seguro do condomínio não pode ser acionada?
Porque a responsabilidade da inundação não é do condomínio, é da tempestade. Só pode ser acionada esta cobertura caso a responsabilidade seja do condomínio, como por exemplo o rebentamento da canalização comum do prédio. Esta cobertura não se responsabiliza por danos cuja responsabilidade não seja do condomínio.
Nestes casos, recomendamos verificar se a viatura está segura através do seguro individual de recheio ou do seguro automóvel. Caso contrário, os danos serão suportados pelo proprietário da viatura.
Informação da parceira da APEGAC:
Gostou deste artigo? Partilhe nas redes sociais: