Notícias APEGAC
PRR: PORTUGUESES JÁ RECEBERAM UM MILHÃO PARA OBRAS EM CASA
Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis soma 18 mil candidaturas. Fundo Ambiental decidiu reforçar a equipa de avaliação.
O ministério do Ambiente e da Ação Climática informou esta terça-feira já ter pago pago o valor global de um milhão de euros a quem se candidatou ao Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis.
Este programa tem uma dotação disponível de 30 milhões de euros proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O objetivo é subsidiar medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios.
Foram já submetidas perto de 18 mil candidaturas e destas foram já avaliadas cerca de 2200, enquanto cerca de outras 1300 foram canceladas pelos próprios proponentes.
Neste contexto de elevada procura, a equipa de avaliação – até aqui constituída pelo Fundo Ambiental e suportada pelo Laboratório de Energia e Geologia – foi reforçada, contanto também com o apoio da Agência para a Energia (ADENE). A partir de 1 de setembro, o reforço nas avaliações incluirá a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Até 2025, o PRR conta com um total de 135 milhões de euros para aplicar na eficiência energética dos edifícios.
Gostou deste artigo? Partilhe nas redes sociais: