Notícias APEGAC
Obras em Condomínios (Pela Home Survey)
Pela legislação de 8 em 8 anos existe a necessidade de efetuar obras nos condomínios. Contudo todo o administrador de condóminos sabe o quanto é difícil fazer obras principalmente a que já afetam a vida e qualidade de vida das pessoas quanto mais fazer obras preventivas no prazo definido.
Acrescentamos que durante a vida útil de um edifício, calculado em média por 150 anos, o custo de manutenção global é no mínimo igual ao custo de construção (incluído valor da inflação média). Por este facto vemos o edificado nacional muitas vezes degradado e sem a devida manutenção.
Adicionalmente as obras preventivas têm sempre custos muito mais baixos e evitam custos paralelos (como reparação das frações), mas é raro o condomínio que tem essa noção e visão.
Mas apesar das dificuldades mais tarde ou mais cedo todo os edifícios terão que passar pelo processo de obra e é este mesmo processo que maior dificuldade apresenta ao gestor de condomínio. Idealmente deveria ser contratada uma empresa especializada que não só efetua um correto diagnóstico e mapa de trabalhos como faz o lançamento e concurso e analise das propostas e posterior fiscalização.
Deverá ser uma empresa sem qualquer ligação a entidade executante para total independência. Contudo sabemos que nem todos os condóminos pretendem investir nestes serviços.
Assim recai sobre o administrador o difícil processo de recolha de orçamentos. Feita a escolha deve ser garantido os seguintes elementos antes do início de qualquer obra:
- Contrato entre as partes com as respetivas clausulas por atraso e condições d pagamento e respetiva garantia.
- Alvará do empreiteiro e verificação se o mesmo está valido e se engloba os trabalhos a efetuar
- Plano de Segurança e Saúde (PSS) elemento obrigatório pelo doo de obra,
- PGRO – Plano de gestão de resíduos de obra
- OVP – ocupação de via publica
- Seguros contra terceiros e dos funcionários afetos a obra
- Informação da existência de subempreiteiros e respetiva documentação
- Cronograma de obra
São estes os principais documentos que o administrador do condomínio deve ter em seu poder para que seja garantida as condições mínimas de segurança do processo de obra. Sobre a qualidade da mesma só uma fiscalização por técnicos acreditados poderá garantir essa qualidade e boa execução do Projeto.
No final deve ser solicitada a garantia por escrito.
Pela Home Survey,
Henrique Santos Sergio Agra António Henriques.
Gostou deste artigo? Partilhe nas redes sociais: