Notícias APEGAC

08/08/2025
Novo Proprietário no Condomínio: Passos Essenciais para uma Integração Tranquila

Novo Proprietário no Condomínio: Passos Essenciais para uma Integração Tranquila

A chegada de um novo proprietário ao condomínio é um momento importante, tanto para o próprio como para a administração e para os restantes moradores. 

Para garantir uma integração harmoniosa e evitar mal-entendidos, é fundamental que o novo proprietário cumpra alguns passos essenciais logo no início.

  1. Comunicar à Administração do Condomínio
    Assim que a compra esteja formalizada, o novo proprietário deve informar a administração do condomínio, fornecendo os seus dados completos; nome, contacto telefónico, endereço de e-mail e, se possível, cópia da escritura ou do contrato de compra e venda.
    Caso no prédio não conste a identificação do administrador, questione quem lhe vende a fração e peça a identificação e contactos.
  1. Consultar o Título Constitutivo da Propriedade Horizontal, o Regulamento Interno e as Regras do Condomínio
    O título constitutivo da PH é o principal documento do condomínio, sendo essencial que o novo proprietário o conheça. Dele pode constar o regulamento interno, mas, não constando, é também importante saber se ele foi aprovado pelos condóminos, porque é no regulamento interno que estão definidas as normas de convivência, a utilização dos espaços comuns, horários, regras sobre animais de estimação, entre outras disposições essenciais para o bom funcionamento do condomínio.
  1. Regularizar as Quotas e Encargos do Condomínio
    O novo proprietário deve assegurar que todas as quotas e encargos relativos à fração adquirida estão regularizados, incluindo eventuais dívidas ou despesas extraordinárias. Deve também atualizar os seus dados para emissão do recibo de pagamento das quotas do condomínio.
  1. Participar nas Assembleias de Condóminos
    Sempre que possível, o novo proprietário deve envolver-se na vida do condomínio, participando nas assembleias de condóminos para se manter informado e participar das decisões condominiais, como obras, manutenção e outros assuntos relevantes.
  1. Informar-se sobre a Utilização de Serviços e Equipamentos
    Caso o condomínio disponha de serviços ou equipamentos comuns, como elevadores, parqueamento ou zonas de lazer, o novo proprietário deve informar-se sobre os procedimentos de utilização, regras e eventuais sistemas de reservas.

 


Integração e comunicação: a chave para uma convivência saudável

Ao seguir estes passos, o novo proprietário contribui para uma gestão eficaz, para a manutenção do bom ambiente e para o reforço da segurança e qualidade de vida de todos os moradores.

 

Gostou deste artigo? Partilhe nas redes sociais:

Pesquisa

Portal do condómino

Curso de Administração de Condomínios

Artigos Relacionados

APEGAC | Todos direitos reservados
Desenvolvido por Magnasubstância