Notícias APEGAC
INFORMAÇÃO AOS ASSOCIADOS – 07/2022
WEBINAR DE MARÇO
No dia vinte e cinco de março realiza-se o terceiro Webinar, sob o tema “O Papel do Administrador do Condomínio na Defesa e Valorização do Património Imobiliário”, tendo como oradores o Prof. Vítor Reis, da ESAI – Escola Superior de Atividades Imobiliárias, que abordará o papel do administrador do condomínio, e Dr. Álvaro Viegas, empresário de administração de condomínios, advogado e autarca, que falará sobre a visão legal dos edifícios. Inscreva-se, porque o tema é muito importante para a nossa atividade!
ALTERAÇÕES AO REGIME DA PH
É já no dia 31, à tarde, que se realizará a formação sobre as alterações ao regime da PH. Apesar de já se registarem algumas dezenas de inscrições, ainda poderá inscrever-se, porque as alterações entram em vigor dia 10 de abril e é importante que todos as empresas associadas sejam exemplares na aplicação destas alterações. Cumprindo, fazemos a diferença!
ENCONTRO DE EMPRESAS DE ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS DA REGIÃO DO MINHO
Realizou-se, dia 7 de março, em Braga, um encontro de empresas da região do Minho, com a presença de várias empresas, seis das quais não associadas da APEGAC. O presidente da direção agradeceu a presença de todos e fez uma exposição sobre o trabalho realizado desde que esta direção tomou posse e realçou o plano de atividades, com especial relevo para a formação, comunicação e parcerias. Os presentes manifestaram grande apoio na luta da APEGAC pelo reconhecimento publico e institucional do setor, salientando a importância da associação na promoção e valorização do papel do administrador de condomínios junto da sociedade.
Por sua vez, o vice-presidente salientou a importância da realização de um estudo setorial para que se conheça a tipologia das empresas que operam a gestão de condomínios em Portugal, valorizando o peso do setor na negociação de melhores condições com as instituições publicas e privadas, informando que este estudo irá ser realizado nos próximos meses, promovido pela APEGAC e com o cunho da Escola Superior de Atividades Imobiliárias.
Seguiu-se um almoço de convívio entre todas as empresas presentes.
NOVAS EMPRESAS ASSOCIADAS
Na última reunião da direção foram admitidas três novas empresas associadas, todas de Braga:
- Basiges II, Lda, associada nº 370;
- Condofechado – Condominio Fechado, Lda, associada nº 371
- Pluriqual Consultores, Lda, associada nº 372
É com enorme satisfação que registamos a entrada no seio da APEGAC destas empresas, a quem agradecemos a confiança que depositam na associação. Tudo faremos para corresponder às expectativas, na certeza de que juntos somos mais fortes!
REUNIÃO DOS ÓRGÃOS SOCIAIS
No final do encontro de empresas da região do Minho, em Braga, realizou-se a primeira reunião da direção aberta aos órgãos sociais. Nessa reunião, entre outros, foi deliberado:
- Formação ministrada pelo nosso parceiro R2 Seguros, gratuita para os associados; no entanto, a partir do segundo certificado, este terá o custo de quinze euros e os não sócios pagarão trinta euros por inscrição e quinze euros por cada inscrito a partir do segundo participante, para a emissão do certificado de presença.
- O dossier da formação da responsabilidade da professora Sandra Passinhas, que terá sete sessões, será fornecido apenas após a última sessão, como estímulo à participação em todas elas, que são de grande importância para as empresas do setor.
- As inscrições dos associados nas formações, com exceção das já anunciadas, serão sujeitas ao pagamento de quinze euros, de forma a que o número de inscritos corresponda o mais aproximadamente ao número de participantes, sendo esse valor creditado ao associado na quota que esteja em débito ou na primeira que tiver de pagar, caso participe com um formando (o que significa que se mantém a gratuitidade das formações para os associados); caso tenha mais que um, servirá para pagamento do segundo certificado de presença.
- Foi aprovada a parceria institucional com a PORTO VIVO, SRU – SOCIEDADE DE REABILITAÇÃO URBANA DO PORTO, E.M., S.A., visando estabelecer as bases da cooperação recíproca entre a Porto Vivo, SRU e a Entidade para promoção do Programa Municipal “Porto com Sentido” (PcS). “Este programa visa dinamizar a oferta de arrendamento de longa duração destinado a pessoas da chamada classe média, mas introduzindo um garante público, o Município do Porto, que funciona como arrendatário através de uma renda travão e que proporciona toda a credibilidade necessária ao estabelecimento de uma relação contratual de longo prazo com os agentes no mercado de arrendamento. Este protocolo será em breve dado a conhecer a todos os associados, mas muito especialmente aos da área do Grande Porto, por ter aplicabilidade apenas no município do Porto.
- Foi aprovado que as empresas que se queiram associar, para prova que exercem a administração de condomínios como atividade principal (a APEGAC é uma associação exclusivamente de empresas de administração de condomínios e só desta forma poderemos considerar-se representante do setor), poderão optar por apresentar documento comprovativo que o CAE da atividade principal é o de administração de condomínios (68322) e o comprove; ou poderá apresentar documento que comprove que tem inscrita a atividade de administração de condomínios na AT, mesmo não sendo a principal, acompanhada de declaração emitida pela empresa em como a sua atividade principal é a administração de condomínios.
- A ESAI – Escola Superior de Atividades Imobiliárias irá desenvolver, para a APEGAC, um estudo sobre os condomínios: número de empresas em funcionamento, dimensão das empresas, número médio de frações em gestão, qualificação dos recursos humanos das empresas, estratégia de formação das empresas, certificação de qualidade de serviços, inscrições em associações e outras. O resultado deste estudo será divulgado no próximo mês de julho.
Gostou deste artigo? Partilhe nas redes sociais: