Notícias APEGAC

11/01/2023

Entrevista a Paulo Alexandre, CEO da Improxy

“Digitalização e automatização são os desafios das empresas”

Entrevista a Paulo Alexandre, CEO da Improxy

O desenvolvimento tecnológico está a mudar a forma de administrar condomínios. Paulo Alexandre, CEO da Improxy, empresa líder no mercado de desenvolvimento de soluções de gestão de condomínios, em entrevista à APEGAC, fala sobre a evolução e os desafios do setor. 

Destaca igualmente a transformação da plataforma Gecond num ecossistema de apoio multidisciplinar às empresas do setor. Aborda ainda a necessidade de se aproximar administradores de condomínio e condóminos – razão por que a Improxy lançou a rubrica Perguntas e Respostas, no Vizinhos.blog, assinada pela APEGAC.

 

Entrevista a Paulo Alexandre, CEO da Improxy

A Improxy tem uma larga experiência no desenvolvimento de software para a gestão de condomínios. Com base nesse know-how, que perceção tem da evolução desta atividade?

Verifica-se uma tendência para as empresas apostarem fortemente na melhoria da organização interna de processos, dando especial ênfase à digitalização e à produtividade.

Numa perspetiva global da atividade, creio que continua a haver uma lacuna legislativa que não permite uma maior clarificação do papel e obrigações das empresas. Daí a importância do trabalho que a APEGAC vem fazendo ao longos dos últimos anos com os sucessivos Governos.

Penso também que será inevitável uma subida dos honorários que as empresas cobram pela prestação do seu serviço de gestão e/ou administração de condomínios, para que possam dar resposta à crescente necessidade de recursos especializados e ao aumento de custos.

 

Em termos tecnológicos, na sua opinião, que desafios se colocam às empresas do setor?

Para poderem dar um correto tratamento à quantidade e variedade das funções que têm de desempenhar, sem que isso implique um aumento de recursos, têm cada vez mais de se apoiar em sistemas que acompanhem essas necessidades e que tragam inovação.

A digitalização e a automatização de processos serão os maiores desafios a ultrapassar. São fundamentais para que as empresas consigam fazer mais com o mesmo e, consequentemente, poderem garantir a satisfação dos seus clientes e aumentar o seu parque de clientes.

 

Como a Improxy responde a estes desafios?

Com o Gecond, a nossa plataforma de gestão de condomínios, a Improxy tem apostado no lançamento de ferramentas inovadoras que permitem automatizar processos e aumentar a produtividade das empresas do setor.

São exemplos a ligação automática em tempo real às contas bancárias dos condomínios, permitindo a reconciliação bancária e a consulta aos movimentos; a integração automática de faturas em PDF recebidas dos fornecedores; a App dedicada aos técnicos de manutenção, etc.

Estas ferramentas reduzem a minutos um trabalho manual burocrático que demora horas. Basta a validação dos dados, em vez da infinita tarefa de os introduzir.

 

O Gecond é hoje assumido como um ecossistema para a gestão de condomínios. O que isto representa para os seus utilizadores?

Significa que a partir do Gecond têm – e terão cada vez mais – acesso a um conjunto variado de serviços prestados por empresas parceiras, que resulta em benefícios e condições preferenciais no acesso a diferentes serviços.

Falo de meios de pagamento, expedição de correspondência, SMS e faturação, bem como de funcionalidades novas que vamos lançar durante este ano:

  • O programa Serviços+, que apresenta um novo conceito para as empresas nossas clientes: um ecossistema de parcerias feito de mais-valias operacionais e financeiras.

 

  • O PortalPRO virá agilizar o processo de angariação de prestadores de serviços técnicos. Tudo isto a partir da plataforma do Gecond.

 

Com o novo programa de parcerias, o que pode esperar-se mais?

Podemos esperar o aumento do número de parceiros e serviços como um dos grandes objetivos de evolução do ecossistema Gecond.

Teremos um trabalho contínuo em descobrir e selecionar, junto dos nossos clientes, áreas em que isso faça sentido e tragam benefícios para o negócio das suas empresas.

 

Neste processo, há também uma aproximação aos condóminos. Porquê?

Existe ainda um grande distanciamento entre as administrações e os condóminos. Injustamente, muitos condóminos veem os administradores como os “maus da fita” quando, na realidade, estes responsáveis fazem um trabalho muito exigente a todos os níveis.

Tem de haver um esforço de aproximação e de valorização do trabalho dos administradores.

Procuramos ajudar nesse processo através de iniciativas como o lançamento há mais de 2 anos, da app e do site Gecond, o meu condomínio e, mais recentemente, do Vizinhos.blog, um blog informativo dedicado aos vizinhos e condóminos.

Este blog tem a colaboração da APEGAC que gere todo o conteúdo da área de Perguntas e Respostas, a qual contém uma vasta quantidade de informação útil não apenas para os condóminos, mas também para os próprios administradores.

 

Quais os valores da Improxy, e como podem influenciar o modus operandi dos seus clientes?

Temos como principais valores a qualidade, inovação e valorização de colaboradores, clientes e parceiros.  Gostamos que os nossos clientes saibam que podem contar connosco para tudo o que potencie o Gecond como alavanca de apoio à sua atividade e sucesso do seu negócio.

 

A Improxy lidera o mercado de tecnologia para o setor. Como vê a empresa daqui a um ano?

Contamos continuar a crescer no número de clientes e parque de condomínios e frações. Estamos muito próximos de passar a barreia de 1.000.000 de frações geridas pelo Gecond.

Continuaremos a apostar na evolução do nosso software e das parcerias, e em melhorar substancialmente a oferta formativa e material de apoio aos nossos clientes.

Gostou deste artigo? Partilhe nas redes sociais:

Pesquisa

Portal do condómino

Curso de Administração de Condomínios

Artigos Relacionados

APEGAC | Todos direitos reservados
Desenvolvido por Magnasubstância