Notícias APEGAC
APEGAC PARTICIPOU NA REUNIÃO DA CPCI – CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DA CONSTRUÇÃO E DO IMOBILIÁRIO
A APEGAC, enquanto membro da CPI e nas pessoas do seu presidente e do tesoureiro, reuniu no dia 18 de fevereiro com o seu presidente, Engº Reis Campos, a quem apresentou cumprimentos e o plano de ação para o triénio.
No dia 24 de fevereiro, o presidente da APEGAC, Vitor Amaral, participou na reunião de presidentes da CPCI, no Porto, onde estiveram presentes todos os presidentes das associações empresariais da fileira da construção e do imobiliário, pertencentes a esta importante Confederação.
Vários presidentes abordaram a questão da mão-de-obra, estimando-se que a fileira da construção e do imobiliário tenha necessidade de cerca de 80.000 trabalhadores. Reis Campos acrescentou que no “Centro de Emprego estão registados 360.000 trabalhadores, sendo 31.000 da área da construção”, estranhando o facto de não haver mão-de-obra, tendo em consideração estes números, o que levará a supor que “podem estar inscritos mas não estão desempregados…”.
O presidente da CPCI realçou que, finalmente, esta Confederação integra o Conselho Nacional das Confederações Patronais, que é composta também pelas Confederações dos Agricultores, Comércio e Serviços, Turismo e Empresarial, tendo sido dado um passo importante para o reconhecimento da importância que o setor da construção e do imobiliário tem na economia nacional.
Outra das questões abordada tem a ver com o aumento de preços dos materiais e a necessidade de fazer a revisão de preços, para além do mecanismo legalmente previsto. Esse aumento, segundo Reis Campos, é de cerca de 18%.
De seguida, realizou-se a Assembleia Geral Extraordinária que aprovou o relatório, balanco e contas de 2021.
Gostou deste artigo? Partilhe nas redes sociais: